História do Corinthians

De 1910 a 1912


6 de agosto de 1910. Porto de Southompton, Inglaterra. Embarcava para o Brasil uma delegação de futebolistas britânicos, na maioria estudantes de famosas universidades, como Oxford e Cambridge. Era o Corinthian Team.

Vinha ao Brasil a convite do Fluminense F. C., do Rio de Janeiro, para uma série de jogos. No dia 21 do mesmo mês, desembarcavam na Capital Federal. Depois dos jogos na Capital, vieram para São Paulo, para outros três jogos: A. A. Palmeiras, C. A. Paulistano e São Paulo Athletic.

No primeiro jogo, 31 de agosto, contra o A. A. Palmeiras, um belo futebol e vitória por 2 a 0. Foi nesse dia que começou a nascer o Corinthians Paulista.

A rapaziada do bairro do Bom Retiro, que assistiram ao jogo, ficaram impressionados com a atuação do time inglês, e passaram a “sonhar” com a fundação de um clube tão bom ou melhor que aquele. Marcaram uma reunião para aquela mesma noite, após o jantar. Na hora marcada, compareceram ao local indicado (rua dos Imigrantes, hoje José Paulino) para concretizar a idéia, Antônio Pereira, Joaquim Ambrósio, Anselmo Corrêa, Carlos Silva e Rafael Perrone. Passaram então a discutir a fundação do novo clube à luz de um lampião a gás.

Como esses rapazes eram apenas cinco, resolveram marcar uma reunião para o dia seguinte, 1º de setembro de 1910, convidando para a mesma, outros rapazes do bairro.

Esses cinco representantes, dominados pelo grande entusiasmo, puseram a trabalhar. Espalharam a idéia por todo o bairro, fazendo inúmeros convites para a reunião. No dia combinado, os cinco rapazes voltaram com mais oito importantes personagens: Alexandre Magnami, Felipe Averna Valente, Miguel Sottile, João da Silva, Salvador Lopomo, João Morino, César Nunez e Miguel Bataglia (que seria o primeiro presidente).

A idéia foi estudada em todos os detalhes. Tudo acertado. O clube estava fundado.Mas, e o nome? Vários foram sugeridos entre os presentes. Entre eles o de Santos Dumont, Corinthians Brasileiro, Corinthians Bandeirantes, etc.

­_“Peço um aparte”_disse então Joaquim Ambrósio, que até o momento se mantinha calado. “na minha opinião e de meus quatro companheiros que vimos o jogo de ontem, o time deve chamar-se Sport Club Corinthians Paulista, como uma homenagem ao Corinthians inglês que nos visita”_ concluiu o apartente.

O nome foi aprovado por todos. “Já que o nome foi resolvido, vamos agora escolher a cor do uniforme”_ falou um dos presentes.

Antes do fim da reunião, Miguel Bataglia profetizou: “O Corinthians será o time do povo e o povo é quem vai fazer o Corinthians”

Nenhum comentário:

Postar um comentário